A Vergonha e a Sociedade!


Ir à praia é um pesadelo para os que não se sentem bem com o seu corpo. Quem é que nunca recusou um convite para ir à praia, por ter vergonha do seu corpo?
Eu já! Quantas vezes! O Verão é um pesadelo para mim. “Isso é ridículo!!”, pensam algumas de vocês. Eu sei. A verdade é que estou longe, muito longe, a meu ver, de ter um corpo socialmente aceitável. Aquele corpo aceite por todos, bonito de se ver. Alguém gosta de ver um corpo com banhas, estrias e celulite? Acima de tudo, ainda não tenho um corpo que eu aceite. Isso é que é o mais importante, visto que se eu me aceitar, o resto é secundário!
No entanto, será que as pessoas estão preocupadas com as minhas banhas, estrias ou celulite? Como olha a nossa sociedade para os gordos?

Sobre nós, gordos, recaem inevitavelmente representações. Vivemos numa sociedade que valoriza a magreza. O corpo magro está em evidência em tudo o que é sítio: jornais, revistas, televisão, anúncios em outdoors.
Sofremos todos um pouco de lipofobia na sociedade actual. É que associado ao gordo está esse estigma: o ser diferente, estranho...e em alguns casos mais extremos, indesejável. E ninguém quer ser indesejável.
Quem tem mais vergonha, então? O gordo...ou a pessoa ao lado do gordo?
A vergonha sempre foi uma constante na minha vida...a vergonha de sair à rua, de vestir isto ou aquilo, de andar de autocarro por não caber num só lugar, de ter de entrar de lado em algumas portas, de me olhar ao espelho, de comer em público.
A vergonha...a toda a hora e em qualquer lugar. E a vergonha é mesmo uma palavra muito forte.
Já sentiram essa vergonha ou pior ainda: já sentiram que a pessoa com quem estavam se sentiu envergonhada por estar convosco?
*Este post foi retirado quase integralmente do blog Muffin de Chocolate...

4 comentários:

Dani disse...

Oi querido! valeu pela visita...mudei sim a cara da minha casinha...
Adorei este último post!
Besitos

Larissa disse...

Já me senti assim sim!
É horrível ser olhada como se fosse um ET. E o pior, vc sentir vergonha de si mesmo!!!
Mais acho q pior ainda é não fazer nada para mudar isso. O q não acontece com nós né? Por mais q a gente tenha umas recaidas de vez em quando...
Vamos mudar isso! Se não for para este próximo verão, para no de 2009 a gente estar FELIZ com nosso corpo, de bem consigo mesmo. E as estrias e celulites que restarem vao ser registro de uma batalha onde saimos vitoriosos!
ABRAÇO E BOA QUARTA.
LARA
www.realizando.zip.net

Garfieldzita disse...

Olá!

Eu este ano nem os pés na praia pus, so para veres o meu desespero.. Mas culpa minha, é tudo culpa minha...

bjokas

Juliene disse...

Já sim!
O que mais me incomoda, Anselmo é que nenhuma roupa fica bacana: gosrdinho geralmente leva aquilo que tem, a cor que tem e não o que quer... porque geralmente não tem o que serve!
Praia eu gosto, mas não é legal colocar um biquíni quando está gorda... você fica envergonhada com os olhares...
Mas sabe que (por pior que seja, eu sei) ao longo do tempo eu desenvolvi uma fobia de gordo... tenho falta de ar, acredita?
Acho uma falta de respeito com as outras pessoas a gente ser gordo: a gente ocupa espaço de mais gente! Rsrsrsrs...
Beijos.
Juliene Ribeiro - http://emagrecendo-com-felicidade.blogspot.com/

P.S.: Vou linkar você, ok?
Adorei os seus posts e quero acompanhar a sua caminhada de sucesso rumo ao universo dos magros...

Últimos Comentários