Dieta na Rede, matéria da Folha de SP


Na “blogosfera light”, diários contam sucessos e problemas de quem quer perder 30 kg ou 40 kg; especialistas criticam falta de orientação.

JOHANNA NUBLAT
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

“Há muito tempo estou lutando para emagrecer, mas eu sempre paro no meio do caminho, acho que falta um pouco de força de vontade (…) Acredito que um blog possa me ajudar e me incentivar a emagrecer, espero que vocês me ajudem”, escreveu a blogueira que se identifica como Jennifer, 18, no post de inauguração de seu blog, na semana passada.
Ela é mais uma a integrar a “blogosfera light”, grande rede virtual de blogs que discutem o que eles denominam “RA”, a reeducação alimentar. A proposta é contar, como num diário, as dificuldades e os sucessos encontrados durante o percurso do emagrecimento -longo para a maior parte, que busca perder 30 kg ou 40 kg.
A rede é composta principalmente por mulheres entre 20 e 30 anos. Há quem diga que já teve 900 links de blogs diferentes de emagrecimento.
Além de contar a própria experiência, os blogueiros procuram apoio de quem está “no mesmo barco”, ainda que a ajuda venha de um desconhecido.
“Você fala coisas que outras pessoas não entenderiam, como “aquele doce olhou para mim”. Quando você compartilha não só vitórias mas também dificuldades você ajuda o outro, porque a pessoa costuma pensar que só ela pensa naquilo”, disse a analista de sistemas Elizabeth Rueda, 52, dona de um blog (aconquista.zip.net) há cinco anos. Beth, como é chamada pelas amigas virtuais, já pesou 140 kg; hoje tem 88 kg.
A ajuda de outros blogueiros vem por meio de mensagens, que funcionam como uma “vigilância no bom sentido”, disse Leila Batista, 33, que criou o leilaantesedepois.blogspot.com há pouco mais de um mês e, de lá para cá, perdeu 2,8 kg -está com 86,5 kg.
“Fui a uma festa e pensei “vou chutar o balde”, mas lembrei que iria colocar no blog, lembrei-me do compromisso. Serve de exemplo, como se eu fosse uma professora: não vou dar mau exemplo.”
A webdesigner Lu Francesa, 30, brasileira que mora na França com o marido e mantém seu blog desde 2004, diz que deve ao diário virtual os 42 kg que emagreceu em dois anos. “A responsabilidade de vir ao blog e contar faz uma grande diferença, ninguém quer falar de maus resultados sempre, então se esforça para mostrar “resultado”.”
Leila Batista diz que se manter na dieta atrai mais pessoas ao blog, o que significa mais incentivo. “Se eu fujo da disciplina, as meninas não vão querer me acompanhar mais.”
Apesar de serem maioria gritante, as “meninas”, como muitas se chamam entre si, compartilham cada vez mais o espaço virtual com homens, segundo o estudante português Ancelmo Oliveira, 19, que já pesou 126,5 kg, hoje está com 100 kg e quer perder mais 20 kg.
Ele diz que o blog o ajuda a não deixar seu objetivo. “Sempre fui a nutricionistas, mas, por mais vontade que tivesse de perder peso, era incapaz de perder fosse o que fosse, nem uns míseros gramas.”

A motivação é o ponto positivo dos blogs “light”, na opinião de especialistas consultados pela Folha, que foram críticos, porém, quanto à falta de uma orientação profissional.
“Eu não vejo com maus olhos, me parece que tem mais coisas boas para estimular um hábito saudável que ruins”, afirmou Marcio Mancini, presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Ele diz, no entanto, que quem precisa perder muito peso deve sempre ter acompanhamento profissional.
Para Maria Emilia von der Heyde, do Conselho Federal de Nutricionistas, os incentivos virtuais podem funcionar como desencadeante do processo. Após isso, diz, é preciso buscar ajuda qualificada, para evitar incentivo a transtornos alimentares.
Fernanda Fernandes, gerente nacional do Vigilantes do Peso, é mais radical. “Os estímulos são legais, mas, quando ele é um guia, é preocupante.”
Os próprios blogueiros se dizem críticos quanto ao conteúdos dos blogs visitados e muitos mantêm algum acompanhamento profissional.
“Quando a esmola é demais o santo desconfia.” Essa frase diz tudo, é fácil distinguir um blog sério dos menos sérios. Há muita informação na internet, é preciso saber filtrá-la”, disse Ancelmo Oliveira.

Blogueiros que perderam mais peso são os mais visitados

Entre os blogueiros, recebem mais visitas os donos de páginas mais antigas e, principalmente, os que perderam mais peso. Afinal, esse é o exemplo buscado por quem está no início do percurso.
“Você é minha inspiração diária!!! Graças a você, deixei de tomar medicação e vou emagrecer de “cara limpa’”, escreveu uma mulher identificada como “Bernadete” no blog de Larissa Bertani, 31 -um dos mais populares.
No blog “Meu emagrecimento” (www.meuemagrecimento.blogger.com.br), Larissa conta que perdeu 43 kg desde 2003. Hoje pesa 56 kg e quer perder mais 4 kg. Apesar do sucesso da empreitada, ela continua relatando suas atividades físicas, sua alimentação e, claro, deixando no blog um incentivo para outras pessoas.
“Se há algo que depende somente de nós é emagrecer. Grande parte dos nossos problemas está relacionada com outros “seres humanos”. Trabalho + namoro + família + dinheiro… Emagrecer, não. É algo de você com você mesma”, escreveu a blogueira na semana passada.
Ela é um dos “ídolos” no mundo virtual do emagrecimento, segundo Leila Batista, blogueira há pouco mais de um mês.
Elizabeth Rueda é outra que recebe muitos recados em seu blog, criado há cinco anos -para cada post, são de 20 a 30 respostas. O número, porém, não reflete o total das visitas. Segundo um cálculo feito pelo marido de Elizabeth, somente um em cada cinco visitantes escreve uma mensagem.
Vários pedem que a blogueira visite uma página nova e deixe um incentivo. É um pedido de atenção, segundo Andréa Antonacci, autora do livro “Emagreci Fazendo um Blog” (Panda Books, R$ 19,90, 101 páginas). “”Vem ver como estou, me ajuda”, dizem muitas.” (JN)

(O meu nome ficou mal escrito, mas pouco importa...)

10 comentários:

Dani disse...

KKKKKKKKKKKKKK Muito legal! mas os especialistas deviam ler os blogs antes de criticar, afinal, a grande maioria faz dieta com acompanhamento nutricional... eu faço, a Lu Francesa faz... Vc faz...
Beijokas!

Di disse...

Não sei se chegastes a ver, mais envei-te um email, pois não consegui deixar-te aqui um comentário...

Bem era só para comentar que tb sou de Portugal, mas não estou morando no momento ai...

=*

Anónimo disse...

Olá,
ah muito bem,
estás a ficar famoso no exterior, também quero :P tou a brincar. Eu acho que os blogues ajudam sim é claro que não se deve exagerar nas RA's nem fazer as coisas à maluco, mas o apoio de outras pessoas é saudável e motiva!!

Abraços!

Anónimo disse...

Que legal essa matéria! Amei! Parabéns pelo seu emagrecimento!! Siga firme!! Você consegue!

Beijos, Liz

eusinha disse...

Passando para uma visitinha...muito boa a matéria, gostei d+. Continue firme e vai loooonge. bj.

Paulinho disse...

Olá rapaz td bom ?

tem um selinho pra vc lá no meu blog vai lá pegar

abraços

Leilinha.... disse...

Oi obrigado por visitar meu bloguinho, amei que tivesse um homem na entrevista junto com a gente, estamos la e nem nos conheciamos, mas os objetivos sao os mesmos.
Vou ler seus posts e te conhecer melhor.
Bjs
Leila

disse...

Boa matéria, em partes...

Adorei o blog, parabéns por tudo q ja eliminou!

beijinho

jana disse...

seu blog é maneiro se puder entra em contato comigo no msn janaina.ricardo@hotmail.com derepente a gente troca ideia e vc me dá algumas dicas bjim.

Fortão Suplementos disse...

Muito boa essa matéria... e quando se trata de emagrecimento requer muita disciplina... e tomar um termogênico também é uma boa... obrigado blog.

Últimos Comentários