Fome X Saciedade

O hipotálamo é a área cerebral responsável pela saciedade e também pela fome. Quando o indivíduo sente fome física (esta acontece geralmente de 4 a 5 horas após a última refeição) ele precisa alimentar-se. Isso é saudável e necessário.
Ao alimentar-se, o estômago dilata-se do tamanho que está acostumado pelas repetições das refeições e envia uma mensagem ao hipotálamo avisando-o que já está saciado, que não precisa comer mais. Com isso a pessoa está satisfeita e para de comer. Esse é o mecanismo.
Na pessoa com tendências a comer mais, seja pela razão que for, ansiedade, festa, "boca-livre", rodízio, muito líquido durante a alimentação, enfim qualquer estímulo que possibilite comer demais da conta, o estômago se dilata mais que o costume e demora para enviar a mensagem.
Se esse procedimento se repetir muitas vezes, o estômago vai se dilatando cada vez mais e sempre ficará aguardando a distensão para enviar a mensagem de saciedade. Durante o emagrecimento, o que se busca é o efeito de diminuir mecanicamente o estômago, fazendo apenas com que a pessoa ingira menos alimentos e não beba líquidos na mesma refeição.
A cirurgia que diminui o tamanho do estômago provoca esse efeito de forma drástica. Deixa o estômago com menor capacidade reservatória. A pessoa acostuma a comer pouco, ou seja, o que cabe no novo estômago. Se comer mais do que comporta, vomitará.
No emagrecimento, em que se associa a reeducação alimentar com exercícios físicos, o processo de diminuição da capacidade estomacal também acontece de forma lenta, branda e natural. Não haverá mutilação alguma, muito menos algum risco. O que a pessoa necessita é força de vontade, paciência e persistência.

Fonte:
Medplan

8 comentários:

Dani disse...

Menino, adorei este post!!! Beijosssssssssss

disse...

´Boa Noite ^^^

Vim te conhecer, adorei o post...a explição tdo mais!!

Ótima semana.

nonono disse...

Então preciso começar a malhar mesmo rss
Deixei um "mini depoimento" aqui mas gostaria de dizer q 1- nao consigo ver o q foi comentado nele =/ e fiquei curiosa rsss e 2- mudei de endereço agora é este que estou postando esse comentario ok?
abraços

Ronaldo disse...

é isso mesmo a força de vontade tem que estar acima de tudo, caso contrário nada vai dar certo.

Sorte para nós

Ronaldo
http://emagreceronaldo.wordpress.com/

Anónimo disse...

Põe paciência nisso né?
Mais todo esforço é válido quando vemos o resultado no espelho!
BOA SEMANA, BOM 2009!
BEIJOS. LARA.

Anónimo disse...

Olá, Anselmo! Cheguei até aqui através do blog do Ronaldo, e como disse a ele, é muito bom ver que os homens estão perdendo a vergonha de assumir que têm um blog voltado para o emagrecimento. Muito legal o seu blog, voltarei sempre. Aguardo sua visita! Grande abraço!

Brian L.H. disse...

Gostei do post.
Ando observando alguns conhecidos que fez a redução de estômago... nem todos mantêm o peso. Alguns vão ganhando as graminhas novamente, bem devagar.
Abraços!

Anónimo disse...

Olá,
boa matéria, eu já tenho a força de vontade, agora é ir à luta :P
Ah ainda tenho de responder aos mini-depoimentos, amanhã! =)

abraços!

Últimos Comentários