10 Medidas para o controlo de peso


1. Planeie as suas refeições!
Procure receitas de alimentação saudável, organize uma ementa semanal, elabore uma lista com os alimentos necessários e vá às compras depois de uma refeição, quando não tiver fome, para conseguir resistir às tentações…

2. Atenção aos rótulos – nem tudo é o que parece!
Leia e interprete correctamente o conjunto de informações contido nos rótulos de géneros alimentícios, nomeadamente a lista de ingredientes e a composição nutricional. Reduza a ingestão daqueles cujos primeiros ingredientes sejam gorduras, sal e açúcares.

3. Cozinhar os alimentos é uma arte - não basta juntar sal e gordura!
Restrinja o consumo de alimentos pré-confeccionados. Evite confecções muito exigentes em gordura (fritos, refogados, guisados e assados no forno). Nos assados, substitua a gordura por “vinha de alhos” muito aromatizada; nos estufados, coloque os ingredientes do refogado em simultâneo, antes de ligar o fogão (cebola, alho, tomate, pimento, cenoura, salsa, …); deixe-os aquecer lentamente e depois adicione a carne ou o peixe e uma quantidade mínima de gordura.

4. Coma pausadamente!
Comer é um prazer! Faça as refeições sempre sentado, de preferência com companhia, pouse os talheres durante a mastigação, saboreie os alimentos, converse durante a refeição e evite outras actividades (ver televisão, ler, …) enquanto come.

5. Distribua os alimentos regularmente ao longo do dia!
Não se esqueça de começar o dia com um pequeno – almoço equilibrado e completo. Depois, não esteja mais de 3 -3,5h sem comer. Faça pequenas refeições intercalares (ex: um iogurte ou uma fruta e meio pão) entre as três refeições principais. O jejum nocturno não deverá ultrapassar as 10h.

6. Adopte um padrão alimentar saudável!
Comece as refeições do almoço e do jantar com uma sopa de legumes. Abdique das entradas. Ao pequeno – almoço e lanches, lembre-se do pão como um excelente alimento. Coma 2-3 peças de fruta por dia. Restrinja os alimentos açucarados e salgados. Reduza o consumo de gorduras e escolha as mais saudáveis, como as de origem vegetal. Eleja a água como a sua bebida favorita; e lembre-se: nem todas as bebidas que sabem a fruta são sumos – descubra as diferenças! Não beba vinho, cerveja ou outras bebidas com álcool.

7. Controle as porções!
Utilize pratos e utensílios mais pequenos. Caso coma fora com frequência, partilhe a dose com um colega. No seu prato, reserve metade do espaço para saladas ou legumes cozidos. Antes de uma festa, faça uma pequena merenda. Quando se sentir desconsolado, beba chá ou uma infusão com edulcorante. Enquanto espera pelo jantar, ataque a sopa!

8. Envolva positivamente familiares e amigos!
Utilize um diário alimentar para registo da sua ingestão de alimentos e bebidas, e assim poder identificar os seus erros alimentares. Peça ajuda aos seus familiares e amigos: eles poderão ajudá-lo a corrigi-los.

9. Combata o sedentarismo!
Evite o sofá durante horas seguidas - o desporto de sofá não é o que gasta mais calorias… deixe-se conduzir pelas próprias pernas! E caminhe diariamente durante pelo menos 30 minutos (ou 10 mil passos, medidos com um pedómetro). Outras actividades poderão ser excelentes complementos.

10. Vigie o seu peso!
Não abuse da balança, mas também não tenha medo dela! Pese-se uma vez por mês e registe o seu peso. À medida que vai obtendo vitórias, presenteie-se, mas compre prendas não relacionadas com alimentos. Quer uma sugestão? Compre uma roupa nova que lhe assente melhor na nova figura, ou um CD com música bem alegre e vá dançar!

Retirado de: Plataforma Contra a Obesidade

4 comentários:

Suzana disse...

Anselmo..

Adorei as dicas ...

Vou anotar algumas e adotar em meu dia a dia.

Super beijos

Vida de Gorda disse...

Olá Anselmo isto é que é um blog todo artilhado. Tas de parabens!

Ps. deixei um depoimento

bjs

Di disse...

Adorei as dicas. Mtas delas ja sabemos, mas eh sempre bom reforçar...
Fica bem...

Dani disse...

Amei esse post! Beijos, meu querido!

Últimos Comentários