Os Blogs de Emagrecimento contribuem para a Inclusão Social?

Bom, a opinião que vou dar é minha e, como tal, poderão não concordar. Uma vez que dentro do tema "Inclusão Social", há muito que se pode dizer, e uma vez que vamos falar de minorias marginalizadas, escolhi, claro está, as pessoas com excesso de peso!
Embora o número de pessoas com obesidade tenha vindo a aumentar, a verdade é continuamos em minoria (mas ainda bem, não é!) e, aos olhos da sociedade não somos, de todo, bem vistos. Uma coisa que acontece na maioria dos ginásios deste país, é as pessoas que o frequentam não terem, muitas vezes, uma pele a mais, excesso de peso, nada! Até aí, nos ginásios, lugares onde supostamente nos poderiamos sentir bem, e feitos a pensar em nós, gordinhos, na maioria das vezes, estão repletos de "deuses e deusas do olimpo" a tonificar os seus esbeltos corpos...fazendo com que nós nos sintamos desconfortáveis e muitas das vezes com vergonha de lá irmos...
Avançando mais um pouco e chegando onde quero, o facto é que cada vez mais se vêem blogs sobre emagrecimento, tal como o meu e os vossos, onde, principalmente, o que se procura é um pouco de apoio e compreensão entre aqueles que nos são iguais.
Com uma troca enriquecedora de opiniões e experiências vividas, pode-se dizer que a internet, no caso a Blogosfera Light, nos ajuda em termos de inclusão social. Vejamos, todos nós queremos alcançar a tão maravilhosa forma física dos padrões sociais actuais, o que é certo é que, sozinhos, não chegamos lá...os blogs, para além de um correcto acompanhamento médico, são sem margem para dúvidas um forte apoio que não nos deixa "desistir jamais", pessoas que nunca vimos mais "magras" e que possívelmente nunca chegaremos a ver pessoalmente, são o nosso "ombro amigo", o nosso apoio e incentivo, quem nos dá força para conseguir! Ora, se for essa a função de todos estes blogs de emagrecimento, ainda que não seja a principal, acho que se pode dizer que sim, os blogs ajudam na inclusão social! Somos todos diferentes, cada um tem a sua personalidade e feitio, mas todos queremos o mesmo: sentirmo-nos bem connosco. Se conseguirmos isso, através da ajuda dos blogs, e não só, então eles contribuem para a nossa inclusão social...
Para exemplificar esta minha opinião, dou como exemplo os encontros lights. Com eles estamos ou não a socializar? Conhcemos ou não outras pessoas, outros lugares? Fazemos ou não novas amizades? Eu acho que sim, que os blogs nos ajudam a aproximar-nos mais das pessoas e a olhar para elas com outros olhos...logo, ajudam-nos a incluirmo-nos na sociedade...

12 comentários:

♥ Mila Wander ♥ disse...

Eu concordo com você!
A meu exemplo a blogosfera light foi decisiva no meu processo de emagrecimento. Me sinto acompanhada e posso me "incluir" na vida de muitas pessoas!
Enfim, interessante reflexão!
Beijo garoto!

Di disse...

Gostei da tua nova foto do perfil... ;)

Fanta Diet disse...

12 MANDAMENTOS DAS MULHERES:

1-Mulher não mente,
e sim omite os fatos.
2-Mulher não fofoca,
mas sim troca informações.
3-Mulher não trai,
se vinga.
4-Mulher não fica bêbada,
entra em estado de alegria.
5-Mulher nunca xinga,
apenas é sincera.
6-Mulher não grita,
testa as cordas vocais.
7-Mulher nunca chora,
lava as pupilas dos olhos com freqüência.
8-Mulher nunca olha para um homem sarado com segundas intenções,
apenas verifica suas formas anatômicas.
9-Mulher sempre entende o que o homem diz,
só pede que explique novamente para testar sua capacidade de raciocínio.
10-Mulher não sente preguiça,
descansa a beleza.
11-Mulher nunca sofre por amor,
e sim entra em contradições com os sentimentos.
12-Mulher nunca engana os homens,
pratica o que aprendeu com eles...!!!

FELIZ DIA DAS MULHERES!!!
BEIJOS, FANTINHA.

Dani disse...

Oi Anselmo, me senti mto acolhida aqui na blogosfera light. Isso me fez bem, pq fora daqui, só recebia críticas, sempre no sentido de que estava gorda e precisava emagrecer. Ninguém nunca se perguntou o pq de eu ter engordado. Não foi só excesso de comida, mas...hoje sou outra pessoa e sei como sofre um gordinho...
A foto nova está linda!
Beijossssssssss

Kadu disse...

Olá, primeiro obrigado pelo seu comentário em meu blog, estou começando agora como você viu e estou começando a divulgá-lo.
Segundo, adorei seu post e posso dizer que por diversas vezes me senti assim também. Quanto à sua pergunta, tenho um acompanhamento sim, o problema da fome é a mudança brusca de hábitos mesmo. Comia muito e várias vezes sem controle, era uma média de 3000 a 4000kcal/dia e de repente cai a 1200, mas ta diminuindo conforme entro na segunda semana.

Leilinha.... disse...

Eu acho que sim, eu tento pelo menos fazer minha parte.
Legal seu post e sua opiniao, abre os olhos para muitas coisas.
Leila

Papoila disse...

bom... eu era gorda, mas n posso dizer que fosse mesmo obesa... se bem que estava a caminho disso. Realmente, nunca me senti posta de lado num ginásio, talvez porque mesmo no auge dos meus 79 kilos ia lá 2 vezes por semana, certinhas.... mas olha, tem uma rapariga no meu, aí com uns 90/100 kilos que vai lá para pôr a conversa em dia! A gaja faz 2 minutos de exercício e 10 de desacanso! ah... pois, está sejmpre a queixar-se que o desporto no caso dela não resulta muito... ora bolas, né?
é ridiculo um gordo comer meio bolo de chocolate e depois queixar-se q os magros reparam! :))))

Compondo o olhar ... disse...

lindo seu texto, parabens pela bela participação nesta gde idea, a blogagem coletiva.


abraços

Ester disse...

parabéns amigo, pela abordagem pertinente da obesidade,

agradeço muito sua colaboração nessa coletiva que muito contribuiu para engrandecer um projeto de conscientização,

que isso possa nos fortalecer para continuarmos lutando pelos direitos de todos,


Depois passa lá, tem selo para vc...


bjs,

Juliana disse...

Oi...acho que para quem está procurando parceiros não há com quem desabafar melhor do que no mundo da blogsfera....

Perder Peso para Ganhar Vida disse...

oi gostei do teu blog,axei legal viu...
raianevouemagrecer.blogspot.com

Anónimo disse...

to muito triste com o meu peso,quero algem que possa me dar forç, para que eu possa superar tudo isso....

Últimos Comentários