Ninguém nos vê...mas nós estamos cá!

Enquanto fazia umas comprar durante a tarde, num supermercado bem conhecido a nível nacional, passei pela secção das roupas e deparei-me com uma senhora a lamentar-se com umas peças na mão. Lamentava-se do facto de não haver o número dela, provavelmente XL, apenas números menores. "Até parece que ninguém nos vê, nem roupa para nós vestirmos fazem...", foram as palavras que ela me disse, e tem toda a razão!
Realmente fica díficil conseguir arranjar roupa que nos sirva e que nos fique bem quando temos excesso de peso, mas o que me marcou mais foi o que disse a seguir: "O meu maior desgosto em ser gorda é que fazem tudo a pensar nos magros." 
Neste caso ela estava a referir-se à  roupa, mas podia estar a falar de outra coisa qualquer, é totalmente verdade que o "mundo" está a ser moldado para que apenas os magros tenham lugar. É na moda, no desporto, na televisão, e até em lugares de menor destaque, a imagem dos funcionários é o cartão de visita de todos os negócios, cabeleireiros, clínicas de estética, empresas, etc.
Caminhamos para um "mundo plástico e artificial", onde todas as pessoas têm de estar com as "medidas" certas nos lugares certos,  mas isso já todos sabemos. O problema - ou não -  é que esse "mundo" está ainda longe de ser o que temos, por enquanto ainda há pessoas com excesso e falta de peso, deficientes físicos e mentais, e tantos outros que não se enquadram dentros dos padrões aceites socialmente. 
Podemos até não ser bem aceites na sociedade, sermos olhados de lado e até sermos xingados na rua, mas a dura realidade, para quem não nos aceita, é que estamos cá, e se estamos por alguma coisa é! Nem que seja para mudar mentalidades, pois ter de aceitar quem não é "normal", é ter de admitir que o Mundo não é perfeito, e isso é, ainda hoje, uma tarefa bastante difícil para muitos.

Como sempre, isto é apenas uma perspectiva, podendo existir muitas outras...

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

pois é, e o mais "incrivel" é que a sociedade cada vez está mais obesa devido aos fast foods e etc...

Eu falo por mim, eu gosto de comprar roupa na Pull&Bear e actualmente é um filme para encontrar lá umas calças que me sirvam, alias à meses que não compro roupa lá porque simplesmente as calças não entram... são todas apertadas, até podem ficar largas na barriga mas não entram na barriga das pernas (que por acaso são magras). Eu sei que muitas vezes é o corte das calças, mas nas lojas dessa marca actualmente o maior número é o 46 que tenho visto... e têm números como o 36 (nem um braço entra) lol.
Pode ser pk eles hj em dia tb fazem roupa para miúdos, já que aos 11 anos os miudos já querem andar cheio de estilo... enfim.

Temos de comprar roupas em outros sítios (que mesmo assim são difíceis de encontrar), ou emagrecer mesmo!

Abraços!

Dani disse...

Que texto ótimo, meu querido! Você tem toda razão em cada palavrinha! O mundo infelizmente não gosta dos gordos e os gordos são em número maior cada vez mais no mundo... É triste. Mas quanto mais os gordos são menosprezados, mais se faz força para que aumente o número de gordos no planeta...
Beijos, meu lindo!

Vida de Gorda disse...

Olá Anselmo

Discordo de muita coisa que disseste.

Não é que o mundo seja pensado para os magros, é pensado para as pessoas normais. Ter excesso de peso nao é ser normal, é ter uma doença, a obesidade. Normal é ter um IMC normal, é ter um peso aceitavel para a altura. Ter excesso de peso é que é mau. Desculpa la mas se nao quisesses ter um IMC normal ou ser magro nao fazias dieta. Ser gordo é a excepçao e nao a regra, digo te eu que tenho uma loja e vendo 100x mais XS's e S's do que XL's. O facto de haver cada vez mais gordos é derivado ao que ja se considera uma ipedemia devido aos maus habitos alimentares mas mais uma vez nao significa que isso seja o correcto. Podes ter marginais numa sociedade mas por muitos que hajam o normal é haver cidadaos cumpridores, correcto?

Tudo bem que os gordos têm direito a vida e a roupa mas nao podes criticar uma sociedade que faz roupa para tamanhos saudaveis. Se derepente passassemos a ter calças de tamanhos de tendas num instante ficavamos como os ainda mais obesos americanos. Eu axo muito bem que nao hajam muitos tamanhos desses, tb é uma força de a pessoa se "mancar" e fazer alguma coisa por si.

Reinventando Fer disse...

Anselmo, concordo plenamente!!
Acho que o fato que mais me deixa triste em ser gorda é isso. Com -6kg comecei a encontrar coisas...
E o que mais me revolta aqui no Brsil é a falta de padrão, principalmente para calças jeans. Dependendo da loja elas tem o mesmo número mas o tamanho real é muito diferente!!
Digo que se eu fosse empresária da moda com certeza ia investir nisso, e ia ficar rica, pq infelizmente o número de obesos só aumenta em todo o mundo!!
Bjos!

Luciana Kotaka disse...

Legal a reflexão amigo, podemos citar até o tamnho único que existem para as mulheres,não sei se para homens também, e agora a onda das meias tamanho único,como se cada corpo e pés tivessem a mesma estrutura. Um absurdo e uma agressão conosco; Mil beijocas

ULTIMATUM AO PESO disse...

Concordo plenamente Anselmo....até porque existem pessoas que são obesas ( que por si já é uma doença ) por alguma outra doença que não a deixa emagrecer e o que vestir?? Os cortinados da sala????OMG, e depois vem gente falar de "Bom incentivo para emagrecer""'...looooool Hilário!!!
Não sei se já leste o meu blog, mas vivi muitos anos em Nyc, e nas lojas, não tens apenas a secção dos gordos e dos magros....tens a secção dos petits, dos altissimos, enfim...cada vez somos mais uma sociedade cheia de chico espertismo, esquecem-se sempre dos OUTROS!!!

Beijos e continua

Mi disse...

Oi Anselmo,

Qto tempo!!!!
Bom, a tal senhora e vc estão cobertos de razão.
As diferenças existes, estão aí pra quem quiser "ver de verdade", afinal não precisamos ser iguais, apesar da imposição dos "magro, bonitos e bem sucedidos".
Já disse isso várias vezes no meu blog: Magro é magro, gordo é gordo, bonito é bonito, e feio é feio. Uma coisa naõ ter nada com a outra, ser gordo não significa necessariamente ser feio. Não é pq se está acima do peso que não é possivel vestir algo que te deixe bem, looking good, mas parece que não nos dão esse direito ... ainda.
Bjs

Unknown disse...

Isso é fogo... o pior é que tudo conspira para que a gente fique cada vez mais gordo!!! bjus!!!

Últimos Comentários