Academia: Gordo não entra!

Este post foi originalmente escrito no Blog Fique INforma, em 13 de julho de 2008. Vale a pena refletir sobre o assunto como fez o leitor Rafael Salgado, cujo comentário será postado na sequencia. Aproveite e comente também!

Dizem que os gordos devem se exercitar e que um ótimo lugar para isso é a academia, mas os gordos não são pessoas bem vindas nesses estabelecimentos. Você nunca reparou a plaquinha que está aí em cima espalhada por todos os cantos? Então preste mais atenção…
Logo na entrada encontramos uma catraca, mas o gordo não passa passa por ela. Para a sorte dele o estabelecimento segue as normas de acessibilidade e tem um portãozinho ao lado. Se espremendo um pouquinho ele consegue passar.
A academia exige que seja feita avaliação física, no local, mas a balança só suporta até 150 k e o gordo passou um pouquinho disso. Como também não dá para medir as dobras cutâneas e a bicicleta parece de brinquedo, perto do gordo, é melhor deixar a avaliação para depois…
Disseram para o gordo que atividades aeróbias são essenciais, mas o bumbum do gordo “engole” o banco da bicicleta ergométrica e a esteira é muito fraca para agüentar tanto peso…
Ok, ainda restam as aulas de ginástica. Step, Jump, Bike… epa Bike não dá…o banco é ainda menor… A circunferência do Jump é quase igual à do gordo e a música do Step é tão rápida que mal dá para tirar o pé do chão, imagine ficar subindo, descendo, girando…
Apesar de achar uma chatisse, disseram para o gordo que musculação é importante, porque a dieta promove perda de massa muscular e ele precisa mantê-la para diminuir o risco de lesões.
Aff…mais da metade dos aparelhos não comportam o tamanho do gordo, o jeito é pegar um colchonete e fazer o exercício no chão… E depois? Quem ajuda o gordo a levantar?
O jeito então é ir direto para a piscina, afinal hidroginástica é perfeita para quem é gordo. Reduz o impacto, proporciona o trabalho aeróbio e também o localizado que o gordo precisa. Finalmente alguma atividade que o gordo consegue fazer! E quem se importa se o gordo odeia piscina, odeia ter que colocar roupa de banho??? O mais impotante são as amizades que conseguirá fazer, sua colega mais jovem tem 30 anos a mais do que ele é ótimo conversar com pessoas maduras. Além disso o gordo tem um pouco de dificuldade para entrar e sair da água, mas já está superando, fato que, absolutamente, não o impede de participar da aula.
Hora de ir embora. O gordo vai tomar banho, ele pode escolher entre dividir aquele box sem divisórias com os outros alunos com os músculos inchados de tanto malhar ou usar o box individual, basta ter cuidado para sair de costas, porque o local é um pouco estreito…
Na saída a recepcionista foi super bacana, abriu logo a portinha e disse bem alto: “sai por aqui que é mais fácil para você! Até amanhã!” O gordo não voltou nunca mais…
Essa é a triste realidade encontrada nas academias, além do despreparo por parte dos profissionais para trabalhar com o obeso (isso posso falar com certeza, pois foi o tema da minha conclusão de pós-graduação). Para reforça;r ainda mais essa imagem uma grande rede de academias permite a veiculação de uma campanha publicitária, no mínimo preconceituosa, como bem disse o Jânio do Blog Emagrecer.
Há exceções? Espero que sim…afinal dizem por aí que a esperança é a última que morre!

Comentário feito pelo leitor Rafael Salgado no Blog Fique INforma:

Gostei muito do blog, e principalmente deste post…
Realmente há uma hipocrisia tremenda no conceito de academias e health centers que estão por aí no que diz respeito à função desse tipo de lugar no auxílio à perda de peso.
As academias - e o próprio mercado de perda de peso - está hoje todo voltado a consumidores ALUCINADOS e NEURÓTICOS em relação a seu próprio físico, aos “dois quilos que não conseguem perder nunca”, e se esqueceram da clientela que PRECISA PERDER PESO. Vide a campanha mais infeliz do mundo, aquela da Mídia Externa de São Paulo da Cia Athletica.
Numa sociedade em que o culto ao corpo é a todo momento incitado, fica difícil para nós, obesos, nos adaptar e até tentar entrar nesse esquema de vida saudável.
Além das dificuldades localizadas no espaço em que nós, gordos, deveríamos nos sentir acolhidos não por piedade, mas por necessidade (como num curso de inglês, em que você entra pra aprender inglês e está num ambiente aconchegante e preparado para aprender. Na academia não temos um ambiente para perda de peso, como você perfeitamente descreveu), temos vários percalços externos que nos desmotivam ainda mais - os que conseguem, como eu, são perseverantes até demais.
Gordo não consegue comprar roupa pra malhar - pergunta pra um gordo se ele consegue fazer esteira por muito tempo durante uma semana? Claro que não, e sabe porque? Não é limitação de condicionamento apenas, é porque as empresas de material esportivo não estão nem aí pra desenvolver uma bermuda térmica para combater às assaduras inevitáveis que ficam na parte interior das coxas por causa do atrito quando se caminha por muito tempo.
Gordo não consegue comprar uma bicicleta no final de semana. Gordo que quiser bicicleta deve antes emagrecer e ficar com 100kg no máximo para poder comprar uma bicicleta pra se exercitar. E antes desses 100kg? O dia que eu chegar a 100kg, com meus 1,93m, não estou nem aí pra comprar bicicleta…
Gordo não se sente confortável na academia, pois os próprios professores instigam o culto ao corpo, que o gordo por mais resolvido que seja não se encaixa nesse pensamento… isso quando os professores não passam a enxergar os gordos como “projetos de realização profissional”. Viramos cobaias.
Gordo não cabe nos aparelhos tradicionais, como você bem disse. Aí tem que ficar fazendo adaptações e usar o fatídico colchonete. Custa um aparelho 10cm maior? Não podemos dividir espaço nas raias das piscinas, pelo simples fato de não cabermos junto a outros nadadores.
Enfim, é isso… Ser gordo torna-se um empecilho ainda maior quando a parte da engrenagem da sociedade parece não girar como deveria.
Mais uma vez, parabéns pelo blog.

6 comentários:

R. disse...

Pior é que isso sucede de verdade. E ai, o Gordo fica ada vez mais gordo... de uma pizza passa a duas numa só refeição e torna a sua felicidade dependende de um montão de massas e carne.
Muito dificil a vida para quem tem problemas, de ser "difrente" de todos os sentidos. Orgulhamo-nos tanto de ser quem somos que esqueçemos que somos formatados pela sociedade para determinada figura, determinado comportamento determinada vida.
Vamos ter esperança e mudar este mundo de Zebras,todas difrentes... vistas como iguais.
Beijoss!

♥ Mila Wander ♥ disse...

É isso mesmo, um dos motivos de eu nao ir na academia é pq sei que TODO mundo lá é magro, TODO mundo lá malha malha e só fala em verdura e são magros de doer...
Um monte de patricinha e de playboyzinho um querendo ser o mais gostoso que o outro!
Sem contar que ngm em academia entende que vc tem um ritmo de exercicios diferenciados e querem te danar exercicio até você morrer de tanta dor e suor...
Enfim, é uma verdade muito triste.
Prefiro fazer meus exercicios em casa, aproveitando que tenho aqui tudo que eu preciso, graças a Deus!
Quando eu tiver bem magrinha vou fazer questão de ir pra esses lugares e jogar na cara de todo mundo que eu perdi todos os meus kilos em CASA e estou muito bem, obrigada!

Beijossss , adorei seu post!

Selma Rosa disse...

academia...eis um lugarzinho polemico!!!!!
Monopolizadas pelos fortões e saradonas com certeza, qualquer pessoa franzina ou gorda vai se sentir mal assim que entrar lá!
Dizem que ninguém repara quando tal biotipo começa a fazer parte daquele cotidiano, isso é uma verdadeira mentira cabeluda. Sim...com certeza os comentários rolam nas costas pq ja sofri e hj consigo ver os bastidores, sem contar que os fabricantes de aparelhagens (aparelho aeróbicos e anaeróbicos)não se preocupam em desenvolver algo que não exclua ninguém a fazer!

MAS UMA COISA É CERTA, NADA NESSE MUNDO É DESCULPA PARA NÃO ADQUIRIRMOS UMA VIDA SAUDAVEL!

O obeso tem que definitivamente parar de ter dó de sí mesmo arranjando 1000 motivos pra dizer que é menosprezado pela sociedade que cultua o corpo esbelto!

CHEGA!
PRECISAMOS TOMAR ATITUDES E VER QUE O PRINCIPAL INIMIGO QUE TEMOS SOMOS NÓS MESMOS POR FAZERMOS PRISIONEIROS DE UMA VIDA SEM SAUDE ALGUMA!
PREJUDICAMOS NOSSO CORPO COM UM BOMBARDEIO DIARIO DE ALIMENTOS ULTRA CALORICOS SEM VALOR NUTRICIONAL E UMA VIDA SEDENTARIA!

e uma coisa é real, ninguém colocou em nossas mãos uma pizza, um X-TUDO, um sorvete e enfiou goela a baixo, fizemos sozinhos e NÃO SERÁ DIFERENTE se caso querermos mudar de vida!

Se engordamos sozinhos, descobriremos uma vida saudável sozinhos tbm!

Caminhadas no inicio do processo é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer! Ainda mais quando ela foi por muitos anos sedentária! Já basta para o metabolismo que a anos estava adormecido começar a acordar! Sem judiar do resto do corpo com o sobrepeso que adquirimos, pois temos que fazer tudo moderadamente e de forma agradável para que o corpo não ache que estamos passando por uma crise!

Nesse processo teremos tempos para meditar tbm e começarmos a perceber o que fizemos de errado e o que podemos melhorar!Será um tempo seu, no seu ritmos...sem perder tempo com a indignação da hipocrisia do mundo e como ele é cruel!

Começar a canalizar suas energias para o que você pode fazer de bom para sua vida!
Pois ser saudável não de pende de ninguém e de lugar algum! Depende única e exclusivamente de sua iniciativa, de sua persistência!!

Não é questão de se adaptar ao mundo que vivemos hoje e sim de VOLTAR A TER SAUDE, COISA QUE DEIXAMOS ENTERRADA A ANOS ATRAS!

reflita sobre isso tbm....


abraços

selma
HTTP://ABATALHA.ZIP.NET

Anónimo disse...

Bom, meu comentário pode não agradar, mas lá vai.

Antes de mais nada, sou gorda sim. Tenho 1,70 e peso 90 kg, e já pesei 100 kg.

Acontece que eu discordo com a matéria. Acho mesmo que as academias não estão preparadas para pessoas obesas pois esse não é o público dela. Quando eu estava muito gorda e me sentindo da forma que referiram nos comentários e na reportagem em si, eu fui para um SPA. Emagreci, passei para a obesidade de grau 1, e dali fui para a academia.

Não que os obesos de graus maiores devam ser excluidos, de forma alguma, mas a obesidade é algo muito sério e que precisa de atenção o tempo inteiro e de tratamento especial. É uma doença que a pessoa que a possui tem que entender que, por mais que não se sinta mal por estar obeso, a saúde dessa pessoa não tem como estar legal. É algo que precisa ser tratado, e num lugar especial para isso.. com professores que se especializaram em obesos e têm todo o conhecimento para tratá-los.

Após esse primeiro emagrecimento, sim, recorrer a academia.

Não sou o tipo de pessoa que luta por um corpo perfeito. Meu colesterol não é alto, minha pressão é baixa, e não tenho problemas de saúde por ser gorda. Eu me sinto obrigada a emagrecer ( e isso sim, eu acho um ABSURDO ) porque não consigo de forma alguma encontrar roupas que caibam com conforto em mim. Se eu for na TACO, cujo jeans é barato e bonito, não tem calça tamanho 46 (que é o que eu visto).. e quando tem, é um 46 que na verdade na verdade é 44. E quando chego numa loja que é especializada em pessoas com sobrepeso, só encontro roupas não juvenis, como se gordos não pudessem ser jovens.

É isso...
um abraço

Domy

Anónimo disse...

Ah, mais uma observação....
li o comentário da Camila dizendo:

"É isso mesmo, um dos motivos de eu nao ir na academia é pq sei que TODO mundo lá é magro, TODO mundo lá malha malha e só fala em verdura e são magros de doer..."

Isso é ridículo. Eu entrei pra melhor academia do RJ.. tem gente que sai de outro bairro pra malhar lá.. e nossa, tem muito IDOSO, tem muita gente gorda, tem aqueles palitos que querem pegar massa e tem também os marombeiros e as saradonas.

Isso é pura falta de vontade. Porque se você pensa isso, imagina um idoso.. que pensa assim: ai só tem gente jovem, bonita, sarada... não vou.

E tem muitos idosos lá que vão!! E a maioria da de dez em mim, porque eu não faço exercício há muito tempo....

Tenha força de vontade e não use essas besteiras como desculpa! Se você não gosta de academia por outros motivos, ótimo... mas se você gostaria de fazer academia e não faz por isso, ... é algo muito triste! Você está se auto-intutilando não merecida no meio de uma academia. Isso resume uma ausencia de auto estima total!... Que isso! Não pode!! Ninguém lá é melhor do que você não! Você não pode ter vergonha de você!

E outra.. eu estava louca pra fazer spinning assim que eu entrei na academia. O professor chegou pra mim e falou.. olha, a gente primeiro vai fazer isso aqui.. depois de 4 meses (4 MESES) você começa no spinning, porque senão você pode machucar seu joelho, seria muito puxado pra você.. etc etc etc... da onde você tirou que eles não enxergam até onde cada aluno pode ir?

Não sei as academias que você já freqüentou, mas eu duvido da qualidade delas se for assim mesmo como você tá dizendo!

Domy

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]La mejor web sobre ganar dinero[/b]
Nosotros hemos hallado la mejor guia en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

Últimos Comentários