Olhemos para nós, pensemos nos Outros


Quantas vezes passa na rua e por instinto vira a cara, muda de direcção ou disfarça a situação ao ver uma pessoa que lhe causa repulsa? Mendigos, Obesos, Deficientes, Idosos, toda uma população que é descriminada apenas por ser diferente dos padrões normais sociais. Já pensou no que vai pelas suas cabeças quando se apercebem disso? Como ficaria se alguém se sentisse desconfortável apenas com a sua presença? De certo não iria gostar. Se se enquadra nas "categorias" acima referida com certeza sabe do que falo, é quase impossível não se sentir mal. A sociedade está formatada para certos padrões e tudo o que fuja deles é considerado "defeituoso", logo posto de parte. 
Tudo funciona de maneira simples, imaginemos a sociedade actual como uma fábrica. As peças boas são automaticamente aprovadas, as más reprovadas e colocadas de lado para dar origem a outras. Infelizmente na nossa sociedade também é assim, com a excepção de que o "produto defeituoso" não pode ser transformado num novo sem problema. Não pode ser transformado mas pode ser adaptado, e é essa adaptação que é preciso fazer agora. Não só adaptar à sociedade o que ela rejeitou, mas também trabalhar na sociedade a inserção do que foi rejeitado. Assim, ambas as partes iriam estar aptas a darem-se uma nova oportunidade e quem sabe viver bem em harmonia. 
Tudo não passa de uma obra inacabada que a cada pequena vitória, tal como esta, se vai preenchendo um pouco mais, até ficar concluída. No entanto, há que dar o primeiro passo para que tal aconteça, o que ninguém está disposto a fazer. Se o artista não pintar, a tela não se conclui e a obra não nasce!

6 comentários:

Anónimo disse...

É o preconceito a que todos somos vítimas de alguma forma... bjs e um ótimo domingo

Anónimo disse...

É o preconceito a que todos somos vítimas de alguma forma... bjs e um ótimo domingo

Amanda Pinheiro disse...

esse preconceito é terrível, milhares de vezes eu já me peguei com algum desconhecido me achando feia, nao por realmente eu ser feia ou bonita... mas, por ser gorda! isso me mata!

Claudia Costa disse...

Eu entendo do q vc fala e sou vítima do preconceito por ser gorda. As pessoas passam, riem de vc, te ignoram. Creio q essas pessoas não são normais.
O ser humano vale aquilo q é fisicamente?

beijos

Beth disse...

Fiquei estarrecida com o post anterior, contando sobre o garotinho que se matou, depois de passar por tanta humilhação, pela perseguição dos colegas etc. Acho isso um absurdo. Porém, acontece porque nas escolas e nas famílias não ocorre o cuidado, a atenção, o monitoramento necessário. Meu filho passou, certa vez, por algo parecido na escola, quando era pré-adolescente, sabe? De repente um grupo da sala de aula, uma turminha mais rebelde (e mal educada, apesar de todos serem de famílias de classe média alta, na época)cismou com ele. Mas eu fiquei sabendo e me meti na história, imediatamente. Botei para quebrar, fui à direção da escola mesmo ele me pedindo para não ir. Havia até um grupo que dava telefonemas para a minha casa fazendo ameaças a ele, que uma época nem queria mais ir à aula, com receio. Eu fiz e aconteci, já estava prestes a pedir ajuda do juizado de menores e ia mesmo, sabe? Aí tudo parou, porque eles eram rebeldes mas não eram burros, viram que ali não haveria guarda baixa para eles. E o meu filho também foi orientado a não se intimidar, logo superou isso etc.
Mas é uma droga, detesto saber que continua acontecendo em todo canto.
Quanto a esta indiferença e até mesmo repulsa que você mencionou no último post, também é uma coisa horrorosa. Ninguém gostaria de ser olhado de uma forma negativa, até cruel, ou mesmo de ser desprezado. Mas quantas vezes talvez façamos isso, sem notar ou até sabendo, mas nos achando cheios de razão?
Boa a sua chamada, Anselmo, inteligentíssima a idéia de nos dar esta sacudida.
E você, meu amiguinho, continua se cuidando bem? Espero que sim. Um grande beijo.

Sara disse...

Oi keridoh!

Lembra de mim? Provavelmente não né!! rsrsrs.. Eu tinha um
blog tambem e sempre vinha aqui no seu pra comentar e
conversar rsrsrs ... www.shazinha.zip.net ... lembra???
Enfim... eu tipo que desisti, deixei um post horrivel lah no
meu blog e nunca mais apareci... lembra? enfim... to
voltando... mudei todo meu blog e kero começar tudo d novo
sab... eu to muito confunsa e realmente preciso de ajuda das
pessoas por isso voltei... d kalker forma fiko feliz d ver q
vc foi um dos que continuaram a luta e agora tah ateh mais
magro... e... rsrsrs... eu voltei e agora vou estar sempre
por aqui pra te ver tah?
E dps vc passa lah no meu blog q tah novinho d novo e vc tah
linkado logico (é ainda o msm end. www.shazinha.zip.net) ...
bjaum viu

Ps... Preconceito é uma droga msm... não podemos mais dxar essas coisas acontecerem... vou fazer um post no meu blog tbm

Últimos Comentários