Homens vs Mulheres: Quem Perde Mais Rápido?

Até para perder peso, homens e mulheres são muito diferentes. Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Slimming World revelou que eliminar o excesso de gordura é menos doloroso para eles. Como o organismo masculino produz o hormônio testosterona, responsável pelo ganho de massa muscular, os homens gastam energia com mais facilidade.
"Tanto o metabolismo basal quanto o induzido pelos exercícios são determinados pela massa muscular", explica a nutricionista Juliana Chaves, do Instituto Mineiro de Endocrinologia. "Para se ter uma idéia, enquanto a taxa média de massa magra em uma mulher de 25 anos é de 79%, em um homem da mesma idade esse percentual é de 84%".
Os pesquisadores levaram 12 semanas para concluir o estudo. Neste período, a perda média de peso entre as voluntárias foi de 6,8kg. Os voluntários, por sua vez, perderam, em média, 10,6kg.
"A testosterona parece ter papel importante no gasto calórico. Já o estrogênio é responsável pela retenção de líquidos, distribuição de gordura na região dos quadris e não parece ter efeito positivo na queima de calorias", esclarece a endocrinologista Mônica Cabral. "Além disso, com a TPM, algumas mulheres ficam mais ansiosas, com maior desejo por doces e carboidratos".

Diferença Cultural
A pesquisa mostrou também que os homens são mais otimistas quando decidem encarar um programa de emagrecimento, já que, historicamente, não se preocupam tanto com dietas e não precisam lidar com a eventual frustração de não terem atingido o objetivo.
"Devido ao apelo estético, as mulheres começam a se preocupar ainda na adolescência. Entre os homens, geralmente esta preocupação ocorre mais tarde, pois o ganho de peso masculino é mais tolerado socialmente", observa a nutricionista Juliana.
Essa diferença de comportamento faz ainda com que as mulheres sejam mais expostas ao efeito sanfona. "Ciclos de engorda-emagrece contribuem para a diminuição progressiva do metabolismo e, conseqüentemente, reduzem a capacidade de queimar calorias", alerta a especialista.
Em compensação, o organismo masculino tende a acumular mais tecido adiposo na região da cintura, o que pode representar um risco para a saúde. "A gordura abdominal é mais prejudicial. Quanto maior a cintura, maior o risco cardiovascular", explica a endocrinologista Mônica Cabral.
in Roche

5 comentários:

Fanta Diet disse...

É.... Vivendo e aprendendo....rs
Bjs diet!

Dani disse...

Menino, mulher sofre!!
Fui convidada para uma blogagem coletiva e sobre inclusão social e me lembrei de vc. A sugestão que me deram foi falar sobre a obesidade e a exclusão.
Se interessar, estou deixando aqui as instruções e o site onde vc poderá se inscrever.

"A blogagem coletiva gira em torno de um tema central que é "Inclusão Social", dentro desse tema há muito o que ser falado sobre as minorias marginalizadas, sejam elas moradores de rua, favelados, deficientes físicos, vítimas de racismo, vítimas de violências domésticas, viciados, etc... Você poderá postar um texto de sua autoria dando sua opinião, ou colocar texto de outros autores, escrever uma poesia, colocar vídeos, enfim, vc escolhe a maneira como vai postar.

Todos os participantes irão postar no mesmo dia, que é dia 09/03. Se houver algum problema de postar nesse dia, postar antes e deixar para que os outros participantes possam ver sua postagem e comentarem. Todos irão visitar uns aos outros. A idéia é essa conhecermos novos pensares e novas pessoas.

Todos postarão em seus respectivos blogues. E se possível, colocar o selo da blogagem coletiva no lado direito de seu blog para ajudar na divulgação.


Coloquei uns sites em meu blog que ajudarão na pesquisa,"

http://esteranca.blogspot.com/

Beijossssssss

Décio disse...

concordo com o estudo... para nós homens acho que a perda de peso é mais fácil,,pois há menos pressão para isso..de qualquer forma é um problema de toda a sociedades, nos homens é apenas "menos pior"...abs

Décio
http://torresmolight.blogspot.com

Mi disse...

Oiê!
Bom, é notório que os homens tem uma facilidade imensa em perder peso. É só diminuir um pouca a ingestão calórica e caminha um pouquinho e pronto...a coisa que flui super bem.
Ohhhhhhhhhhhhh inveja!
:)
Beijos

nonono disse...

Oi amigo!! tentei deixar um recadinho p vc outro dia mas nao estava conseguindo!

Obrigada pela visita!

Vc viu q coisa de louco que acontece com o organismo da mulherada!!! Poxa vida!!!!! eu queria muito ter o metabolismo do meu marido por exemplo... se faço meia hora de esteira e ele a mesa quantidade parece q ele correu durante 10 horas enquanto eu pareço ter começado a caminhar há 1 minuto..... diferença de metabolismo gritante mesmo!!!

beijocas

Últimos Comentários