Anorexia, Bulimia, Obesidade e...

O que leva um jovem a ser obeso? Ou então, entrar na paranóia de se olhar no espelho e, mesmo magro, achar-se a pessoa mais gorda do mundo? Ou então, a comer guloseimas com alto teor calórico e, arrependido, vomitar tudo para não ficar acima do peso?
Muitas meninas e meninos, sim porque não é apenas um problema feminino, estão a sofrer sérias pressões da moda, dos pais, da mídia, etc, de que ser magro é um padrão para o sucesso...
Contudo, ao levarem tão ao extremo o desejo de seguir a moda, acabam por entrar num gravíssimo problema, doenças que os podem levar à morte...o pior é que eles não se apercebem... Entendamos então o que é:

ANOREXIA
É um distúrbio resultado de uma preocupação exagerada com o peso corporal, que pode levar a problemas psiquiátricos graves, e a sua incidência é mais proeminente no sexo feminino. Nestes casos, mais uma vez, a mente a pregar-nos partidas.
Ao olhar-se ao espelho, a pessoa vê-se de uma forma distorcida (vê gordura onde não existe), o que a leva a deixar praticamente de comer, isto é, apesar destas pessoas estarem extremamente magras, vêem-se obesas e usam roupas largas, e com medo de engordar ainda mais, jejuam e vomitam, usam laxantes e diuréticos.
As principais características deste distúrbio alimentar são a perda de peso sem causa médica aparente, redução da quantidade de alimentos ingeridos, têm comportamentos ritualizados à refeição (separam toda a comida no prato), não assumem a fome, tornam-se mais críticos e menos tolerantes, praticam exercício físico exageradamente, só comem produtos magros ou de baixo valor calórico, acham-se sempre gordos e possuem um extremo autocontrolo.
No entanto, este distúrbio tem graves consequências ao nível de saúde: problema cardíacos, hipotensão arterial, problemas renais, deterioração do tecido muscular, perda de massa óssea, falta de menstruação (nas mulheres), desnutrição, desidratação, fadiga, fraqueza e tonturas.

BULIMIA
A Bulimia é também um distúrbio alimentar muito grave, que normalmente aparece depois da anorexia, ou seja, a bulimia é resultante muitas vezes da anorexia. Esta consiste em não conseguir deixar de comer determinadas coisas, principalmente alimentos bastante calóricos, mas terem medo de engordar. Estas pessoas ingerem estes alimentos e vomitando-os logo a seguir, ficando com o desejo realizado. Outro caso, consiste em mulheres com têm um corpo escultural cuidando dele de forma obsessiva, que vivem em dieta constante e que, de repente, ingerem uma quantidade absurda de alimentos e depois vomitam tudo para evitar o aumento de peso, tomando também laxantes e diuréticos e praticando exercícios até ficarem extenuadas.
Assim, comem descontroladamente e punem-se a si mesmas obrigando-se a vomitar, usando laxantes, diuréticos e praticando exercício físico desenfreadamente.
As principais características deste distúrbio são apresentar desculpas para ir a casa de banho depois das refeições, grande variação de humor, inchaço anormal à volta dos maxilares, comem frequentemente de forma exagerada e compulsiva.
As consequências que existem em decorrência deste distúrbio são o desequilíbrio de fluidos corporais, dentes apodrecidos (consequência da provocação de vómitos), feridas na garganta e no estômago, dependência de laxantes, inchaço e infecção das glândulas salivares

OBESIDADE
Denomina-se obesidade o acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo. Como se desenvolve ou se adquire? Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu património genético (herdado pelos pais e familiares), o ambiente sócio-económico, cultural e educativo, e o seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem, especialmente na sua saúde e nutrição.

VIGOREXIA
Provavelmente, nunca ouviu falar de Vigorexia, pois não é um assunto muito falado. Acontece mais aos homens, pois eles preocupam-se em ficar fortes a todo o custo. Mesmo quando passam horas e dias inteiros no ginásio e são bastante musculados, eles vêem-se magros e fracos. As pessoas que sofrem deste problema tÊm pensamentos obsessivos, e todos eles executam alguns rituais repetitivos diante do espelho, onde a sua mente lhes mostra uma imagem distorcida da realidade.
As principais características deste distúrbio são a vergonha do seu próprio corpo e a utilização de fórmulas “mágicas” para ficarem mais fortes (anabolizantes, esteroides, etc.). Estas pessoas são obcecadas com algumas partes dos seus corpos e passam imenso tempo à frente do espelho.
A Vigorexia tem consequências muito graves, como, a insónia, falta de apetite, problemas circulatórios, irritabilidade, redução dos níveis de testosterona, desinteresse sexual, fraqueza e cansaço constantes, dificuldade de concentração, problemas de fígado, problemas nos ossos e nas articulações devido ao peso excessivo no treino.

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante este post. Gostei muito.
Beijos

Dani disse...

Menino, muito bons os assuntos abordados... São coisas que todos nós precisamos saber...Parabéns!
Beijosssssssss

Quety disse...

ainda bem que estamos no caminho certo ; )
bjs

Crista disse...

Adorei o post!!!!!

Muito educativo, fiquei bastante impressionada com a foto do top model ... de mulheres estou sempre a ver, homens é raro.

Beijos grandes

Dani Metamorfose disse...

Uau..........

Faz um tempo que eu não venho aqui e seu blog esta com uma cara linda, as postagens são 100%, vc esta empenhado mesmo hein!!!

Parabéns!!

Beijos

Suzana disse...

Olá, Anselmo...adorei seu blog, é bastente informativo ..o mais legal é que é com a visão masculina .. òtimo !

Estou torcendo por você.

Eu tbém estou nessa luta...e espero logo alcançar minha vitória.

Visite meu blog, vou adorar receber sua visita e tê-lo como meu parceiro e seguidor.

Um grande abraço, muitas conquistas.

Segue o endereço do meu blog
http://emagrecerminhavitoria.blogspot.com/

Beijo,
Suzana

Unknown disse...

Oi Anselmo, seu Blog está muito legal. Gostei!!!
Fico eliz que venha sempre visitar o Blog, e seus comentários também são importantes para quem acessa e procura auxílio para conseguir continar na caminhada pela perda de peso saudável.
Um abraço grande

Isa disse...

Nossa... que post interessante.

Sao varias formas de doencas

Abracos

Isa
http://www.eliminandopeso.com.br/

Últimos Comentários