Dê Sangue, salve vidas!

O post de hoje deve ser tido em conta por todos, especialmente por quem tem entre 18 e 65 anos, e tenha peso superior a 50kg. Se apenas com estas palavras já sabe do que se trata, é bom sinal... A doação de sangue é algo importante e não sendo obrigatório, deve ser constantemente lembrada. Com um pequeno gesto que não alterará as nossas vidas, apenas nos engrandecerá, é possível salvar vidas e quem sabe, uma delas não seja, futuramente, a nossa. 
Se tem medo de agulhas, não suporta ver sangue ou acha que não precisa de doar sangue pois o seu tipo sanguíneo é o mais comum, lembre-se que um dia poderá precisar de sangue e não ter porque alguém tem medo de enfrentar os mesmos problemas... De cada vez que  doar sangue, são-lhe retirados 450 ml dos seus 6 litros de sangue, como pode ver, não é nada comparado com a grandeza que pode ser para alguém. 
Se ainda não está convencido ou procura respostas para as suas dúvidas, o Instituto Português do Sangue (IPS) dá-lhas, basta ir a www.ipsangue.org
É simples dar sangue, no entanto, há regras a cumprir e uma delas, ainda que possa parecer discriminatória, é imposta pelo IPS: Homens ou Mulheres que tiverem um parceiro sexual do mesmo sexo, estão impedidos de doar sangue. A razão pode ler AQUI.

2 comentários:

Vida de gente pequena disse...

Olá,

É bem legal esse post é sempre importante ajudar o próximo, infelizmente nunca consegui doar devido ao meu Hb estar sempre abaixo de 12, eu já trabalhei em banco de sangue e sei da necessidade, além disso meu marido tb trabalha, mas fica a dica pra quem puder faz bem pra vc (ser solidário) e pra aquele que necessita, e pra aqueles que já doaram sangue se informem sobre a doação de plaquetas, tb é extremamente importante para muitas pessoas. Beijinhos

murilo disse...

nossa que legal a sua iniciativa, que pena que eu nao posso ser doador pois sou hipertenso e tomo medicamentos de uso contínuo, mas sempre aconselho os familiares a doar, a gente nunca sabe quem pode estar precisando da nossa ajuda!

Últimos Comentários